OTICS PEDRA DE GUARATIBA

Rua Soldado Eliseu Hipólito S/N - Pedra de Guaratiba
Tel: 3155-7995 / 3155-7916

VISITANTES ONLINE

Toda mãe pode amamentar?


Hoje, em nosso auditório tivemos mais uma palestra de Atenção Primária do IUBAAM, com a nutricionista Mônica Bergamo, que orienta as nossas mãezinhas. 

Saiba mais sobre amamentação:

Não há dúvidas que amamentar é um ato de coragem, doação e amor. É por isso que médicos e especialistas têm feito um tremendo esforço para incentivar o aleitamento materno. E o resultado está ai. Muitas mães que pensavam não poder amamentar seus bebês, devido a doenças, operações no seio e outras dificuldades, conseguiram provar que o esforço vale a pena. E para aquelas que não podem amamentar, sempre há como recompensar o bebê.

Até as mães com câncer de mama podem amamentar desde que estejam clinicamente bem, e não estejam recebendo químico ou radioterapia. “Inclusive mães mastectomizadas de uma mama, amamentam com a outra”, conta a pediatra.

As mães que têm silicone no seio precisam consultar um médico para avaliar seu caso. “Alguns aspectos da técnica cirúrgica empregada podem ser fatores limitantes”. Isso acontece quando o mamilo é removido na cirurgia. Porém as mulheres que não tiveram seus nervos e condutores lácteos cortados, não terão problemas para dar de mamar.

A maior parte das doenças maternas não impede a amamentação. Entretanto, em algumas situações, como quando a mãe é infectada pelo vírus HIV, ela é orientada a não amamentar o seu filho. Estima-se que a possibilidade de a mãe soropositiva transmitir o vírus para a criança pela amamentação é de aproximadamente 14%, quando a mãe já está infectada pelo HIV; e de 29%, caso ela se infecte durante o período de amamentação.

As mães que não podem amamentar devem lembrar que o momento de alimentar o bebê continua sendo extremamente importante para o desenvolvimento da criança e deverá ser aconchegante, tranquilo, de troca de carinho.

E para provar que nada é impossível para uma mãe, já existem até casos de mães adotivas que conseguiram amamentar seus bebês. “Em casos especiais com estímulo da sucção do bebê e, eventualmente, farmacológica, a mãe adotiva consegue amamentar seu bebê, ao menos parcialmente”.

Créditos: Paula R. F. Dabus
Postado por: Equipe Estação OTICS - Pedra de Guaratiba

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: