OTICS PEDRA DE GUARATIBA

Rua Soldado Eliseu Hipólito S/N - Pedra de Guaratiba
Tel: 3155-7995 / 3155-7916

VISITANTES ONLINE

Dia Mundial do Diabetes


No dia Mundial do Diabetes, lembrado a cada 14 de novembro, é importante alertar para o fato de que altas taxas de glicemia geram problemas de visão e podem evoluir para quadros de cegueira.

Em 2025, o mundo terá 300 milhões de diabéticos e cerca de 50% das pessoas diabéticas tem o risco de desenvolver retinopatia diabética. No Brasil, a cada 2 minutos uma pessoa é descoberta com diabetes. As informações são da assessoria de imprensa da Clínica Yano. 

Diabéticos devem cuidar da retina com zelo potencializado e ficar atentos ás taxas a fim de garantir a visão. A falta de controle da taxa glicemia (açúcar) no organismo pode gerar problemas irreversíveis á visão. Pequenas hemorragias e inchaços na retina, descolamento de retina, hemorragias vítreas (sangramento dentro do globo ocular) e até cegueira total constituem o quadro de evolução da retinopatia diabética. “Essas manifestações aparecem geralmente 10 anos depois de diagnosticado o diabetes. É fundamental, portanto, o acompanhamento constante das taxas glicêmicas e avaliações anuais com o oftalmologista”, aconselha Dra Susan Erika Yano, oftalmologista da Clinica de Olhos Yano.

A evolução da retinopatia diabética não segue regras. A velocidade do quadro dependerá do controle da taxa de glicemia e dos tratamentos realizados pelo portador do diabetes.

Caracterizado por alterações nos vasos sanguíneos da retina, a retinopatia diabética se evidencia por meio de lesões ou edemas que podem causar desde pequenos sangramentos até a redução e a perda da visão. Segundo a oftalmologista Dra Susan Erika Yano é na retina, localizada na superfície interna da parte posterior do olho que se concentra importante quantidade de vasos pelos quais passam sangue e oxigênio.

Periodicidade
“Após receber o diagnostico de diabetes, o ideal é visitar o oftalmologista uma fez ao ano e realizar o exame de mapeamento da retina. Já nos casos em que o diabético apresenta um quadro avançado dos efeitos da doença na visão, as visitas devem ser mais frequentes, duas vezes ao ano”, explica a médica oftalmologista da Clinica de Olhos Yano.

De acordo com a oftalmologista Dra Susan Erika Yano, cada estágio tem suas características específicas. Na fase avançada, pode ocorrer o descolamento da retina que é causado pelo crescimento desordenado de vasos sanguíneos e de membranas. “Esse movimento acaba “enrugando” a retina, o que a afasta de sua posição original e desencadeia o descolamento de retina”, explica Dra Susan Erika Yano oftalmologista da Clinica de Olhos Yano.


Fonte: http://www.portalct.com.br/estado/2012/11/14/49984-dia-mundial-de-diabetes-e-lembrado-nesta-quarta-feira-perda-da-visao-e-25-vezes-mais-frequente-em-pa

Postado por: Equipe OTICS-RIO - Pedra de Guaratiba.
Rio de Janeiro 14 de novembro de 2012.

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: