OTICS PEDRA DE GUARATIBA

Rua Soldado Eliseu Hipólito S/N - Pedra de Guaratiba
Tel: 3155-7995 / 3155-7916

VISITANTES ONLINE

Conclusão da Pesquisa de Clima Organizacional (PCO)



Hoje em nosso auditório, contamos com a presença da direção do CMS Dr. Alvimar de Carvalho, a fim de verificar o resultado da Pequisa de Clima Organizacional proposta em outubro 2011.

A conclusão demonstra clima favorável quando predominan atitudes positivas como: confiança, participação, satisfação, motivação, dentre outros, que dão ao ambiente de trabalho uma condição favorável às trocas, integração de equipe e realização profissional.

O clima é desfavorável quando algumas variáveis organizacionais e/ou ambientais afetam negativamente o ânimo da maioria dos colaboradores, gerando evidências de tensões, discórdias, desinteresses pelo cumprimento da função, resistência "manifesta ou passiva" às ordens e ruídos nas comunicações.

Como o Clima Organizacional revela as impressões gerais ou percepções de colaboradores, em relação ao seu ambiente de trabalho, pode-se constatar na PCO realizada, que a avaliação no CMS Alvimar de Carvalho (CMS AC), demonstrou que o clima organizacional está bastante favorável.

O CMS AC, ao propor a realização da PCO, através desta Coordenadoria Especial de Gestão Institucional da Secretaria Municipal da Casa Civil, partiu da premissa de que, somente, conhecendo a realidade é possível potencializar e manter os aspectos favoráveis e planejar eventuais mudanças nos aspectos desfavoráveis.

Pode-se constatar na PCO realizada, que a avaliação confirma a percepção/sentimento do gestor de que o clima organizacional do CMS AC precisa ser mantido e minimizado os aspectos desfavoráveis com ações efetivas. Para tal, certos pressupostos devem nortea-lá:

Ampla participação dos colaboradores;
transparência na tomada de decisão;
co-responsabilidade na condução do processo (líderes e liderados) e com os resultados;
feedback.

Por fim, necessário se torna que este instrumento seja aplicado, periodicamente, a fim de que se percebam as mudanças ocorridas, se analise novamente o presente cenário e se construa um novo Plano de Ações com foco nas pessoas e nos resultados.

Segundo a Direção do CMS Dr. Alvimar de Carvalho, Dr. José Bicaco, a partir dos dados obtidos será montado um planejamento tático apontado pelos servidores.

Postado por: Equipe Estações OTICS - Pedra de Guaratiba
Rio de Janeiro 05 de dezembro de 2011

# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: