OTICS PEDRA DE GUARATIBA

Rua Soldado Eliseu Hipólito S/N - Pedra de Guaratiba
Tel: 3155-7995 / 3155-7916

VISITANTES ONLINE

INAUGURAÇAO DA CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, NO CATUMBI

Unidade segue o modelo dos serviços de Atenção Básica, coordenados pelo Ministério da Saúde; clínica vai beneficiar 24 mil pessoas de seis comunidades cariocas.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou, hoje (20), a 44ª Clínica da Família, do estado do Rio de Janeiro. O serviço, que segue o mesmo modelo da Atenção Básica coordenada pelo Ministério da Saúde, vai se chamarSergio Vieira de Mello (brasileiro, ex-funcionário da ONU, morto no Iraque) e irá atender, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), aproximadamente 24 mil moradores da capital carioca. A unidade oferecerá à população consultas médicas (adulto e pediatria), além de serviços de enfermagem, pré-natal e saúde bucal.

O Ministério da Saúde vai investir R$ 44 mil, por mês, para custear as oito equipes de Atenção Básica que atenderão no local. As comunidades atendidas serão do Querosene, Mineira, Catumbi, Coroa, Paula Matos (Santa Tereza) e Santa Tereza.

Para o ministro Padilha, essas unidades de saúde são fundamentais para a ampliação do acesso e da qualidade do atendimento no SUS. “Essas clínicas levam saúde para perto do povo. Evitando, assim, que as pessoas saiam do conforto das suas casas, ruas e bairros, para cuidar de problemas simples nos grandes hospitais”, afirmou. “As clínicas de Saúde da Família ajudam a diminuir o movimento nos hospitais de referência.”

ATENDIMENTO -As Clínicas da Família funcionam nos mesmo moldes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e têm como objetivo reforçar a prevenção e a promoção da saúde, além do diagnóstico precoce de doenças. Nessa nova estratégia - que está sendo reforçada em todo o país pelo governo federal, em parceria com estados e municípios - o cidadão tem acompanhamento de equipes de saúde, compostas por médicos, enfermeiros e auxiliares.

Os usuários da Clínica da Família Sergio Vieira de Mello terão acesso, ainda, a vacinas, exames laboratoriais, raios-x, ultrassonografia e teste do pezinho. O tratamento e o acompanhamento de pacientes hipertensos, diabéticos, com tuberculose e hanseníase também estarão disponíveis, o que diminuirá a evolução de doenças mais graves que, quando não tratadas adequadamente, podem resultar em infartos, acidentes vasculares cerebrais, insuficiências renais, entre outras.

O Ministério da Saúde repassa aos municípios cariocas R$ 24 milhões, por mês, para custeio das equipes de Atenção Básica. São 1.824 equipes, que atendem em 90, dos 92 municípios do estado.

Postado por: Equipe OTICS - Pedra de Guaratiba
Rio de Janeiro 21 outubro 2011
FONTE: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/noticia/2748/162/ministro-inaugura-nova-clinica-da-familia-no-rj.html


# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários: