
Mais uma Clínica da Família será inaugurada, dessa vez no bairro do CATUMBI que é um dos bairros mais antigos da cidade. Em seus primórdios, constituía-se em um vale úmido e sombreado por onde corria um rio nascido nas alturas do Morro de Santa Teresa, rio este que era aproveitado para irrigação das lavouras de cana-de-açúcar.
As plantações deram lugar a sobrados ainda à época colonial e, desse modo, em fins do século XIX, a região constituía-se um arrabalde elegante de sobrados de classe média alta,
A partir do século XX, com a expansão da malha urbana em outras direções, o bairro entrou em decadência. Na década de 1960, a construção do Túnel Santa Bárbara contribuiu para esse processo, transformando o bairro em um corredor de passagem, situação agravada nas décadas seguintes pelo processo de inchamento das comunidades de baixa renda que lhe são vizinhas. Este processo foi estudado pelo urbanista Carlos Nelson Ferreira dos Santos e pelo historiador e antropólogo Arno Vogel no livro Quando a Rua Vira Casa.
Certo é que a nova Clínica da Família poderá atender mais de 12.914 pessoas em 3.876 Domicílios, beneficiando toda essa parte mais carente da população.
Postado Por: Equipe OTICS - Pedra de Guaratiba
Rio de Janeiro 19 de outubro de 2011.
0 comentários:
Postar um comentário