O novo programa Saúde nas escolas tem como objetivo dar assistência integral para mais de 105 mil alunos da rede municipal, com equipes de profissionais de saúde percorrendo inicialmente 151 Escolas do Amanhã e nove Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) para cuidar da saúde dos estudantes. Nessa primeira etapa, 160 unidades escolares da rede municipal serão atendidas e em cada uma delas haverá um técnico de enfermagem. Além desses profissionais fixos, oito unidades móveis de saúde, com um médico, um enfermeiro, um psicólogo, um dentista e um auxiliar de saúde bucal, percorrerão as escolas semanalmente. As unidades móveis contam com mobiliário próprio para promover o atendimento e material educativo, que será entregue às crianças.
Ações do programa Saúde nas Escolas:
Saúde Auditiva
- Triagem auditiva e exame de acuidade auditiva nas unidades escolares garantindo providências, encaminhamentos e soluções, quando necessários.
- Doação de próteses, aos alunos das escolas e creches que necessitem de correção auditiva, de forma regionalizada.
- Cadastro e identificação de diagnósticos e encaminhamentos dados aos alunos, para formação de banco de dados.
- Contratação de estagiários e otorrinolaringologistas.
Saúde Bucal
- Cadastro e identificação de diagnósticos, revelação de placa bacteriana, escovação supervisionada, tratamento restaurador atraumático (TRA) e encaminhamentos dados aos alunos, realizados pelos supervisores do Programa de Promoção de Saúde e Cidadania Dentescola para criar banco de dados.
- Infraestrutura para deslocamento dos supervisores, distribuição trimestral dos kits de saúde bucal nas escolas e dos insumos necessários para atividades educativas e implantação do hábito de higiene bucal diária no espaço escolar, e aquisição de kits de saúde bucal e revelador de placa com distribuição nas unidades escolares.
- Contratação de estagiários (para dar apoio às equipes de saúde bucal do Dentescola e da Estratégia Saúde da Família).
Saúde Ocular – Visão de Futuro
- Tem como objetivo corrigir possíveis falhas de aprendizagem ocasionadas por problemas de visão dos alunos.
- Cerca de 14 mil crianças terão acesso à consulta oftalmológica e ganharão óculos, se necessário;
- Serão beneficiados com o projeto os alunos das classes de alfabetização das Escolas do Amanhã, que vão fazer 6 anos em 2011 ou que possuem até 6 anos e 11 meses, os alunos que participaram das turmas de realfabetização em 2009 e os alunos do programa Nenhuma Criança a Menos.
- Nos dias marcados por cada Coordenadoria Regional de Educação (CRE), os pais levarão os alunos até um dos pólos de atendimento. No local, as crianças realizarão o exame de vista e, aqueles que necessitarem de óculos serão encaminhados para outra unidade móvel, onde podem escolher a armação. Depois de cinco dias úteis, os óculos serão entregues à CRE, que ficará responsável pela distribuição nas escolas.
- Para esta ação, será utilizado um ônibus que conta com dois médicos oftalmologistas, um auxiliar de enfermagem e um coordenador da unidade, que atua no agendamento das atividades.
Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/guest/exibeconteudo?article-id=1579203
0 comentários:
Postar um comentário